Stanford startup, do curso para empresa BWS TECHNOLOGY

bons artistas copiam, grandes artistas roubam”, Picasso (*)

você é um hippie ou nerd?

Carta aberta aos colegas do curso online da Stanford University (Technology Entrepreneurships, BWS – Business World Strategy Group, 2013),

Versão em inglês: STANFORD ‘startup’ course to BWS TECHNOLOGY Company

Prezados colegas do curso online startup da Starford,

Eu gostaria de dividir com vocês sobre minha nova empresa, que acredito, tem algumas ideias discutidas em nosso grupo no curso online – Stanford Technology Entrepreneurships.

Nosso objetivo é ser uma empresa de desenvolvimento software e manufatura de equipamentos no Brasil.

Nós temos um acordo com nosso parceiro da China, para desenvolvimento de tecnologia e representação comercial para Brasil e América Latina.

Nossa logo:

technology

Eu fiz uma fusão e adaptação, entre o nome da empresa sugerida pelo Yan e a marca criada por Raul, mais a ideia ‘well safe’ dos investidores e amigos, adicionada a minha visão e síntese, em três palavras, da fronteira da ciência e da tecnologia no século XXI: Bits, Gens e Átomos.

Bits: evolução da engenharia eletrônica;

Genes: evolução da biologia e da engenharia genética;

Átomos e moléculas: a evolução da engenharia química

Você pode dizer, visão limitada, talvez, pode ser, eu não vejo nenhum problema nisso, “o futuro é incerto …. mas esta incerteza está no coração da criatividade humana“, mas deixe-me ser claro, é a minha visão e eu assumo o fato.

Como eu digo na conclusão da carta de apresentação da empresa: (…) Acreditamos e usar na prática e como princípio, a tecnologia mais sofisticada do universo: as relações humanas.

Gostaria de agradecer a todos vocês e um agradecimento especial ao Raúl Peralta Diaz e Yan Franzini. Ao Yan, porque a partir do nome do grupo, ‘BWS – Estratégia World Business’, foi onde eu comecei a adaptar o nome da empresa, e o Raúl, porque sua criação e design foi muito inspirador para mim.

Agradecimento a todos,

Oswaldo Conti-Bosso – Engenharia de ideias e laços sociais

http://www.BWSTECHNOLOGY.COM  / www.BWS.ind.br

(*) Steve Jobs entrevista, 1995. – (livre transcrição da conversa em inglês e tradução para o português):

(…) Você sabe, em última análise, tudo se resume a gosto, tudo se resume a gosto, tudo se resume a tentar se expor as melhores coisas que os seres humanos têm feito, e em seguida, tentar trazer essas coisas para o que você está fazendo.

Picasso tem uma frase, ele disse; “bons artistas copiam; grandes artistas roubam”.

Temos que saber; eu sempre tive uma ousado falta de vergonha de roubar grandes ideias, e eu acho que parte do que fez a Macintosh grande, era isso, as pessoas que trabalhavam eram músicos, poetas, artistas, zoólogos e historiadores, que também passou a ser os melhores cientistas da computação no mundo.

Mas se não fosse pela ciência da computação, essas pessoas estariam, você sabe, fazendo coisas incríveis na vida em outras áreas e trouxeram com eles, todos nos trouxe a isso, a esse esforço, uma arte muito liberais no ar sorte; muito baixa a muito; Estou artes liberais atitude que queremos polinizar o que de melhor vimos em outros campos,…., eu não acho que você conseguiria isso, se você é muito estreito,….

– Uma questão que eu perguntei a todos na série foi: você é um hippie ou nerd?

Oh, se eu tivesse que escolher um desses dois é claramente hippie, sim, para todas as pessoas com quem trabalhei foram claramente nessa categoria também, sim, …., bem perguntar a você o que é um hippie, eu sinto falta de uma palavra com muitas conotações, mas para mim você sabe porque eu cresci assim lembre-se que os anos sessenta aconteceu no início da década de setenta, certo? Temos que lembrar que a história, quando eu tinha uma idade maior, então eu vi muitas disso e muita coisa aconteceu em nosso quintal aqui. Na vida além de apenas um trabalho, uma família, dois carros na garagem e uma carreira, havia algo mais acontecendo, há um outro lado da moeda, que nós não falamos e experimentamos, lacunas maravilhas. Você sabe, apenas, realmente, quando tudo não é ordenado de forma perfeita, quando este tipo de lacuna de experiência, seja na Rússia ou algo assim e um monte de gente já partiu ao longo da história para descobrir o que era e se é um papel ou se é que você sabe tudo o que alguns místicos indianos poderia ser,  e o movimento hippie tem um pouco disso e eles queriam saber do que se tratava, e que, a vida não era sobre o que viram lá os seus pais, e o pêndulo oscilou demais para o outro lado foi uma loucura, mas houve uma coisa germânica aqui e é a mesma coisa que faz com que as pessoas querem ser poetas ao invés de banqueiros, você sabe, e eu acho que é uma coisa maravilhosa,  e eu acho que esse mesmo espírito pode ser colocado em produtos e esses produtos podem ser fabricados e dado as pessoas que fazem sentido, e esse espírito, se você falar com as pessoas que usam o Macintosh, eles adoram, e muitas vezes você não vê isso nas pessoas normalmente, mas você pode sentir que havia algo realmente maravilhoso. Então eu não acho que a maioria das melhores pessoas que eu tenho trabalhado com computadores, seja por causa de trabalhar com computadores; eles trabalham com computadores, porque eles são um melhor meio capaz de transmitir algum sentimento que você tem que você deseja compartilhar com outras pessoas, isso faz algum sentido para você?  E você sabe, antes de inventarem essas coisas, todas essas pessoas fizeram outras coisas, mas os computadores foram inventados e veio junto na onda, e fizeram todas essas pessoas se interessar na escola antes da escola e disseram, ei, essa é a forma que eu acho que posso dizer alguma uma coisa, você sabe?

(**) Technology Entrepreneurship Part 1 :

https://novoed.com/venture17/conversations/inbox

Uma resposta em “Stanford startup, do curso para empresa BWS TECHNOLOGY

  1. Pingback: From STANFORD ‘startup’ online course to BWS TECHNOLOGY Company | engenhonetwork

Deixe um comentário

