As ameaças da Grande Transformação(I)

Alan Watts das criticas a Carl Jung entre ocidente e oriente. Ele fala em 1971, apesar do título do vídeo dizer em 1970, mas é o tempo da Califórnia da geração beatniks dos anos 50, geração hippies dos anos 60/70 e da contra cultura, ou em outros palavras, como escreveu e cantou por toda uma geração, Bob Dylan, “The answser my friend is blowing in the Wind, the anwser is blowing in the Wind”, nesse contexto, a geração “nerds” é um detalhe desse caldeirão de cultura do pós guerra até os nosso dias, e nesse ponto eu estou de acordo com o que diz Steve Jobs na entrevista de 1995, quando foi perguntado se ele era nerds ou hippie: “sempre fui hippie”.
Alan Watts breaks down what’s wrong with the world (1971)

Leonardo Boff

A Grande Transformação consiste na passagem de uma economia de mercado para uma sociedade de mercado. Ou em outra formulação: de uma sociedade com comercado para uma sociedade só de mercado. Mercado sempre existiu na história da humanidade, mas nunca uma sociedade só de mercado. Quer dizer, uma sociedade que coloca a economia como o eixo estruturador único de toda a vida social, submetendo a ela a política e anulando a ética. Tudo é vendável, até o sagrado.

Não se trata de qualquer tipo de mercado. É o mercado que se rege pela competição e não pela cooperação. O que conta é o benefício econômico individual ou corporativo e não o bem comum de toda uma sociedade. Geralmente este benefício é alcaçado às custas da devastação da natureza e da gestação perversa de desigualdades sociais. Nesse sentido a tese de Thomas Piketty em O capital no século XXI é irrefutável.

Ver o post original 579 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s