O Mercado como Deus

Cidadania & Cultura

Deus_Mercado

Quando circulei meu Texto para Discussão, Poupança: Economia Normativa Religiosa, a estimada professora da UFRJ, Ana Célia Castro, enviou-me o link de um artigo com a mensagem: “Você vai adorar.” Dito e feito, adorei sua ironia! E resolvi traduzi-lo. Não foi fácil, pois tinha muitos termos religiosos que eu desconhecia, tal como “dispensação“: período de experiência a que um protestante é submetido para provar a sua obediência a algo especialmente revelador da vontade de Deus. Seu subtítulo é: “Viver na nova dispensação”.

Harvey Cox é professor de Teologia da Universidade de Harvard. Publicou o texto abaixo no dia 1 de março de 1999, ápice da Era Neoliberal, após as crises mexicana (1995), asiática (1997), russa (1998), brasileira (1999). Vislumbrou o que ocorreria a partir da divinização de O Mercado.

“Alguns anos atrás, um amigo aconselhou-me que “se eu quisesse saber o que estava acontecendo no…

Ver o post original 4.360 mais palavras

Deixe um comentário

